Friday, March 16, 2007

A Paixão II - Analogia com a Excitação

Ontem à tarde, depois da publicação do post anterior, tive a discutir a paixão com um amigo. Temos opiniões bastante semelhantes sobre a maioria dos temas, mas neste estamos completamente em polos opostos. Ele acha que a Paixão está para o Amor como a Excitação para o Orgasmo: "Os seres vivos não gostam de se sentir excitados, o estado de excitação é doloroso - visa a apenas a satisfação e é aí que está o verdadeiro prazer (...). O mesmo se aplica à Paixão: é apenas uma emoção que sentes que visa a plenitude do Amor." - disse-me com aquele ar de professor universitário revolucionário de filme americano, que ele sabe que atrai mas finge que se está "nas tintas". Fiquei intrigada com esta ideia tão fisicamente lógica, principalmente vinda dele e fui pesquisar opiniões de entendidos na matéria. Aquilo que ele me tinha dito tinha-me levado instantaneamente a invocar Freud, por isso fui procurar saber se o meu colega austríaco achava que isso era assim tão linear, e fiquei agradavelmente surpreendida com ele. Passo a citar:

«Freud concluiu que, em grande parte, ou mesmo na grande maioria dos casos, o prazer era acompanhado da descarga de energia impulsiva, e o desprazer do acúmulo dessa energia. Mas havia casos em que o inverso também era verdadeiro, como exemplo citou o aumento da tensão sexual que provocava o prazer. (...) a relação de carga e descarga de energia e os sentimentos de prazer e desprazer não podia simplesmente determiná-los, ou melhor, não eram determináveis. Assim ficou apenas a hipótese que "a proporção e o ritmo do aumento, ou descarga de catexia podia ser um fator determinante". » (http://sti.br.inter.net/mapinto/)

Ou seja, o que o meu amigo disse é válido. Mas o contrário também se verifica.

No comments: