Tuesday, March 20, 2007

Ainda os contos de fadas - Sugestão de leitura

Vou fazer uma coisa que não tenho o hábito de fazer: recomendar um livro que ainda não li. Enquanto pesquisava opiniões sobre os contos de fadas, encontrei referências a um livro de Jakob Arjouni, um escritor alemão: "Idiotas - Cinco Contos de Fadas". Aqui vai a sinopse:

«Imagine que uma fada lhe concede um desejo. Vai conseguir pensar no tal desejo? Tenha cuidado. Tenha muito cuidado…

Imagine que é visitado por uma fada e que tem a possibilidade de ver um desejo realizado. Não é uma fada no sentido tradicional do termo, mas uma lacónica funcionária administrativa com uma agenda completamente preenchida e excesso de trabalho, que imediatamente lhe explicará que não pode desejar nada que pertença aos domínios da Imortalidade, da Saúde, do Dinheiro e do Amor, para a seguir lhe chamar a atenção para o facto de a satisfação dos desejos nem sempre resultar da forma que esperamos. Como todas as outras coisas na vida, a satisfação de um desejo tem sempre, pelo menos, duas faces. Talvez então você comece mesmo a pensar no que desejaria realmente, apenas por acreditar que não tem nada a perder. Mas irá conseguir pensar num desejo – no tal desejo? Ou irá optar simplesmente, como a maioria das pessoas, pelo objecto mais caro que a fada tem para oferecer, tipo uma máquina de lavar loiça?»

Penso que vale a pena ler, promete ter os ingredientes que considero essenciais num livro (e numa pessoa): obriga-nos a pensar, rindo - ou faz-nos rir a pensar. Vou tentar encontra-lo e, depois de o ler, falarei do dito com maior conhecimento. Mas aqui fica a sugestão.

No comments: