Tuesday, March 20, 2007

Contos de fadas IV - A Branca de Neve

Não resisti a continuar o "passeio" pelos detestáveis contos de fadas. Desta vez, relembro o célebre "Branca de Neve e os Sete Anões". Além das críticas a fazer à construção completamente sexista das personagens (críticas essas que abrangem quase todos os contos), neste conto há algo específico que me desconcerta: a saliência tão grande da importância atribuída à beleza física. A Raínha-Má queria ser a mais bonita, mas foi ultrapassada pela Branca-de-Neve. Esta, preferiu viver escondida na floresta, bonita, em vez de lutar pelo trono que lhe pertencia, por morte do pai. Não sou, de forma alguma, apologista da monarquia, mas temos que ter em conta a época. Se ela tinha assim tão bom coração, acham "normal" que abdicasse dos seus súbditos, deixando-os nas mãos da madrasta má? Sinceramente, não me parece que a dita personagem seja do tipo altruísta. Eu, no lugar dela, organizaria uma revolução no reino: p'ra já, contaria com o apoio dos meus 7 pequenos e recentes amigos (e certamente com o caçador que me poupara a vida, fiel ao meu pai) - e recuperaria o meu lugar. Mas não. Em vez disso, ficou a fazer de dona-de-casa e assim que lhe apareceu alguém minimamente atraente, casou com ele. Sim, porque apesar de tudo o que os anões e o caçador fizeram por ela, não eram suficientemente atractivos para aquela que era (segundo o espelho) a mulher mais bonita do mundo (ou era só do reino?). Posto isto, não me venham dizer que a raínha é que tinha a mania que era boa.

3 comments:

invisio2nx said...

Lá está: Beleza e Inteligência nem sempre caminham lado a lado :)

Quanto à parte da revolução, isso é que nem pensar. Lembra-te que não queremos meninos e meninas mal comportados(as).
Vês ali o exemplo daquela menina Branca-de-Neve toda bem comportada? No Natal vai receber muitos presentes porque se portou bem.

Talvez o Bin Laden tenha ouvido uma versão radicalmente diferente da fábula.

«Diz-me as fábulas que ouviste, dir-te-ei como és» (moi même)

Anita said...

A beleza e a inteligência são duas características completamente independentes, não é isso que está em causa.
"Lembra-te que não queremos meninos e meninas mal comportados(as)" - Espero que estejas a referir-te àquela época, quando dizes que não queremos revolução :)

Não concordo com a última frase. Seria, realmente, se não tivéssemos aquela característica que só os seres humanos possuem e que eu simplesmente adooooooooro: consciência crítica.

invisio2nx said...

Yep, mas eu cá sou mais adepto da ma$$a crítica LOLOL :)

Por acaso já tinha reparado que andavas muito revolucionária... nem os contos escapam :D