Tuesday, March 20, 2007

Leituras - "Gabo"

Ao publicar o post anterior, senti-me injusta para com aquele que considero ser o maior escritor de todos os tempos. Não o melhor, mas com toda a certeza o maior, na minha opinião: Gabriel García Márquez, Gabo.










Assim, para me redimir, vou falar aqui um pouco daquela que considero ser a sua melhor obra e que é, sem dúvida alguma, o meu livro preferido.

Cem anos de solidão (Cien Años de Soledad), é um livro realista, mas absolutamente fantástico.
O livro conta a história de 100 anos de vida da família Buendía, onde se acompanham várias gerações. Foca aspectos políticos, psicológicos, sociais, relacionais, económicos, amorosos, etc. Cada personagem encerra um mundo dentro de si, estão perfeitamente caracterizadas.
Depois de ler "Viver para contá-la", uma auto-biografia do autor, percebi que muito do que ele descreve neste livro é baseado na sua própria vida e penso que é sempre bom quando um livro mundialmente famoso se baseia em vidas vividas, é sinal de que estas valeram mesmo a pena.
O difícil, neste livro, é decorar as personagens. A sério. Além de serem uma data delas, os nomes são quase sempre os mesmos: nas personagens masculinas, uma série de combinações dos nomes Aureliano, José e Arcádio.

Sugiro a sua leitura, absolutamente. E umas 100 vezes, como eu já li.


7 comments:

invisio2nx said...

Fotos de Fadas

http://www.ceticismoaberto.com/referencias/fadas.htm

Acreditas se quiseres
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/doyle_fairies.htm

Anita said...

Epah, tás a confundir um bocado as coisas. Eu não tenho nada contra as fadas, tanto se me faz se existem ou não (embora seja completamente céptica em relação a isso: não acredito).

Mas, já agora: O que é que isso tem a ver com o Gabriel García Marquéz? :)

Anonymous said...

Ele/a nao se deita cedo.

invisio2nx said...

Rigorosamente nada...

Estavas a escrever sobre contos de fadas e... essas páginas como que transportam para um estilo literário que aprecio particularmente: o fantástico, ficção científica, policiais, Sherlock Holmes e, sobretudo, o ocultismo e espiritismo/espiritualismo.

Olha, por exemplo, já alguma fez fizeste o "jogo do copo"?
Até parece ficção estar a perguntar isto a uma psicóloga :)

mnemonik:
e o que é que o menino tem a ver com isso?

Anita said...

Ok, também gosto de policiais e também adoro o fantástico - embora principalmente quando há uma explicação lógica no final ;)

PS: Agora não se ponham a discutir aqui os dois :)

invisio2nx said...

Muito subtilmente, lá escapaste à "coisa" do jogo do copo... hehe...

Nã, não te preocupes.
O mnemonik é um gajo porreiro pah!

Anita said...

Não foi propositado.
Não, nunca fiz o jogo do copo, nem tenho qualquer interesse em "sugerir" à minha mente que é verdadeiro algo que pode derivar de efeitos de óptica e similares.