Friday, July 6, 2007

O pessoal queixa-se, vejam lá!

«Segundo Jorge Rebelo de Almeida, também nos negócios o Brasil prima pela falta de incentivos, além do «sistema fiscal ser muito pesado», o que exige grande esforço dos empresários portugueses. Ao nível laboral, é fácil despedir pessoas, mas «99,9% dos casos vão parar ao Tribunal do Trabalho», o que representa «um custo muito penoso». »

in http://www.destak.pt/artigos.php?art=1913

Ou seja:

Aquilo ali é fixe porque se pode despedir à vontade, o chato é que o pessoal se queixa.

3 comments:

Anonymous said...

Este gajo não resistiu a colocar aqui publicidade de maneira descarada :)

Oportunista! Provavelmente só veio colocar aqui publicidade e nunca mais volta aqui ao blog.

Aposto que pesquisou no google por blogs em português que incluíssem a palavrita "Brasil".

Já que estamos a falar do Brasil, não deixa de ser curioso que seja mais difícil legalizar lusos no Brasil do que o contrário.
Apesar de tudo, há uns meses queixavam-se que era dificíl legalizarem-se em Portugal.

Depois da visita do Presidente Lula e do processo de legalização "express" especificamente criado para os brasileiros, é "bom" ouvir que do lado de lá não facilitam a vida aos "portugas".

Herança do passado uma pinóia!
Alguns dólares passados por baixo da mesa, isso sim, resolvem alguma coisa no Brasil.

A "Herança Portuguesa" não pode servir de desculpa para tudo, em especial para o excesso de corrupção.

Mas talvez tenhamos algo a aprender com os irmãos brasileiros.

Se calhar a solução é até bem simples:
"Ao nível laboral, é fácil despedir pessoas, mas «99,9% dos casos vão parar ao Tribunal do Trabalho», o que representa «um custo muito penoso»".

Talvez houvesse mais segurança no trabalho e se deixasse de banalizar os contratos a prazo se as empresas se vissem inundadas de processos em tribunal.

Talvez o trabalhador deixasse de ser visto como mais uma mercadoria (para alguns gestores de recursos humanos menos escrupulosos).


http://www.destak.pt/artigos.php?art=1913

Anita said...

Eu SEI que a legalização de imigrantes em Portugal também não é assim tão fácil, mesmo com a nova lei. Podia colocar aqui vários links, mas quem tiver interessado pode procurar informação nos site do Observatório da Imigração, nas estatísticas do SEF, no site do ACIDI, etc.
Nem vamos tão pouco comparar os imigrantes brasileiros em Portugal com os emigrantes portugueses que vão para o Brasil, porque são "fenómenos" completamente diferentes.
Mas o assunto principal do post era realmente aquele que referiste nos dois últimos parágrafos e, nesse ponto, concordo em absoluto contigo.

Anita said...

J., enganaste-te. O Rodrigo voltou ao meu blog, sim :)