Monday, July 9, 2007

Nacionalismo ridículo

Foi uma demonstração ridícula de nacionalismo a eleição das 7 maravilhas de Portugal.
As maravilhas internacionais foram escolhidas por pessoas de todo o mundo; são locais internacionalmente conhecidos, muitas delas com uma simbologia e história que liga vários povos.

Pergunto porque não se terão lembrado de começar o Euro2004 com um Famalicão-Moreirense.

2 comments:

Anonymous said...

Opiniões há para todos os gostos.

Sinceramente, não me pareceu "nacionalismo ridículo".

Ridículo é só valorizarmos as maravilhas internacionalmente conhecidas (aquilo que é dos outros) e esquecermos os nossos próprios "tesouros nacionais", simbolos da nossa história e da nossa identidade colectiva.

Já quanto à selecção das maravilhas é que deixou bastante a desejar.

É inacreditável que o país organizador se tenha esquecido das pinturas rupestres de Foz Côa (o suposto património da humanidade).

Ao contrário de alguns povos mais "aguerridos" como os espanhóis ou mesmo os brasileiros, os portugueses têm tendência a valorizar demasiado o que é dos outros (o que é estrangeiro é que é bom).

É com tristeza que vejo um país com um vasto e riquíssimo patromónio cultural e paisagístico deixe morrer os seus símbolos do passado.

Nestas férias, visitei um castelo praticamente em ruínas (do passado sobrou somente a torre e as muralhas, mesmo em avançado estado de degradação).

Triste é o país que não sabe cuidar dos seus monumentos.

Anonymous said...

Era um espectáculo internacional, percebes? Não se elegeram as 7 maravilhas de todos os outros países, pois não? Porquê? Só porque foi Portugal o anfitrião? (e só foi porque Lisboa é a cidade das 7 colinas). Continuo a ter a mesma opinião, em relação a esse assunto.