Friday, June 29, 2007

As "Novas" Sete Maravilhas

Acho muito boa esta ideia de se eleger as novas 7 Maravilhas.
Afinal, a única sobrevivente das Sete Antigas (e que é mesmo a mais antiga) é "As Pirâmides de Gizé".
O que precisamos agora é de maravilhas juvenis, com sangue na guelra.
Tipo Stonehenge.
Ou a Acrópole de Atenas.

2 comments:

Anonymous said...

Foram estes os monumentos eleitos como as Sete Maravilhas de Portugal:
- Mosteiro de Alcobaça,
- Mosteiro dos Jerónimos,
- Palácio da Pena,
- Mosteiro da Batalha,
- Castelo de Óbidos,
- Torre de Belém e
- Castelo de Guimarães.

No entanto, esta escolha não foi totalmente bem acolhida pelos portugueses.
Tem até gerado acesa discussão em várias zonas do ciberespaço (blogs, fóruns, espaços de debate, comentários em espaços de informação, entre outros).

Ficaram de fora o Castelo de Almourol, o Castelo de Marvão, o Convento de Cristo, o Convento de Mafra, a Fortaleza de Sagres, as Fortificações de Monsaraz, a Igreja de São Francisco do Porto, a Igreja e Torre dos Clérigos, o Paço Ducal de Vila Viçosa, a Universidade de Coimbra, o Palácio de Mateus, o Palácio de Queluz, as Ruínas de Conímbriga e o Templo Romano de Évora.

Já para não falar das gravuras de Foz Côa... que, embora concorde não se assemelhem propriamente a uma "maravilha" não deixam de ser património da Humanidade. E são muito mais antigas que qualquer dos monumentos a concurso.

Em particular, concordo que o Templo de Diana (em Évora) tivesse ficado de fora. Estive lá nestas férias e, sinceramente, acho aquilo muito mais bonito na televisão ou num postal. Ao vivo desilude um bocado.

Já as novas 7 maravilhas mundiais parecem ter gerado mais consenso:
- A Grande Muralha da China
- Taj Mahal, na Índia,
- o Cristo Redentor, no Brasil,
- Petra, na Jordânia,
- a estátua de Cristo Redentor, no Brasil,
- a cidade inca Machu Picchu, no Peru,
- a pirâmide de Chichén Itzá, no México,
- o coliseu de Roma (a única maravilha na Europa)

Para a memória, de positivo ficará a organização do evento (apesar de uma ou outra falha).
A par do Euro 2004 esta foi a melhor campanha publicitária jamais efectuada a Portugal e, por momentos, esquecemos os problemas do país.

A destacar ainda a inesquecível figura do Alcaide de Machu Picchu e o sorriso de orelha a orelha do Cristiano Ronaldo.

O Ben também esteve muito bem na apresentação. Gostei do contraste entre o livro (representativo das 7 maravilhas da antiguidade) e o computador. Ah, e claro a J.LO :)

Concordas com a escolha? Escolherias outros monumentos?

Anonymous said...

E depois das 7 maravilhas de Portugal e do Mundo, venham daí as 7 maravilhas da Natureza!

A votação estará disponível a partir deste domingo e alargar-se-á até ao dia oito de Agosto de 2008, ou seja 08/08/08, altura em que um painel de especialistas vai recolher todas as nomeações e definir a lista dos 21 candidatos, da qual sairão as sete maravilhas da natureza.

Qualquer pessoa com ligação à Internet pode consultar a página oficial (http://www.natural7wonders.com/)e fazer a sua sugestão, mas dentro de certos parâmetros, definindo claramente um local que não tenha sido criado ou significativamente alterado pelos humanos. Fenómenos não naturais não são elegíveis.

Os nomeados terão de entrar em três categorias: local natural; monumento natural; paisagem. Isto é válido para reservas naturas, fjords, grutas, florestas, montanhas, vulcões, desertos, cascatas, entre outros. Exemplos válidos são a ilha Galápagos, o Grand Canyon, as Cataratas de Iguaçu ou o Kilimanjaro.

Fonte: www.iol.pt